sexta-feira, 27 de março de 2020

Sexta-feira, 27 de março

São Ruperto


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

Naquele tempo, Jesus percorria a Galileia, evitando andar pela Judeia, porque os judeus procuravam dar-Lhe a morte. Estava próxima a festa dos Tabernáculos. Quando os seus parentes subiram a Jerusalém, para irem à festa, Ele subiu também, não às claras, mas em segredo. Diziam então algumas pessoas de Jerusalém: «Não é este homem que procuram matar? Vede como fala abertamente e não Lhe dizem nada. Teriam os chefes reconhecido que Ele é o Messias? Então, em alta voz, Jesus ensinava no templo, dizendo: «Vós Me conheceis e sabeis de onde Eu sou!

Mesmo nas piores horas, quando corria perigo de vida, Jesus continuou a afirmar a Sua fé e a dar testemunho a todas as pessoas.
Que nós também saibamos dar testemunho da Sua vontade e exemplo junto da nossa família, dos nossos amigos e de todas as pessoas que conhecemos.

Jesus, ajuda-me a seguir o Teu exemplo sendo corajoso e tendo a capacidade de distinguir o que está certo do que está errado.


Exame de Consciência

Senta-te confortavelmente, fecha os olhos, respira fundo e faz o teu Exame de Consciência.

- Peço a ajuda de Deus quando estou mais aflito, sabendo que Ele está sempre do meu lado para me ajudar?

- Digo “sim” ao chamamento de Jesus? Sim ao amor, sim à entrega aos outros, sim à felicidade plena?

- Sou grato por todas as pessoas que partilham comigo a vida de Jesus e a Sua palavra?

- Sigo o exemplo de Jesus com coragem?


Glória ao Pai…



quinta-feira, 26 de março de 2020

Quinta-feira, 26 de março

Santo Eutíquio



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

“Disse Jesus aos judeus: as obras que o pai Me deu que cumprisse, estas mesmas obras que Eu faço dão testemunho de Mim, de que o Pai me enviou. E o Pai que Me enviou, esse mesmo deu testemunho de Mim.”

O testemunho de Jesus, a Sua mensagem de amor, é transmitida aos outros não apenas por palavras mas essencialmente por obras, por gestos que temos para com os outros.
E tu, queres ser um transmissor de bondade?

Jesus, agradeço-Te por todas as pessoas que me falam de Ti e da Tua palavra e me fazem perceber que eu devo ser bom em todos os gestos, em todos os momentos.


Glória ao Pai…



quarta-feira, 25 de março de 2020

Quarta-feira, 25 de março

Solenidade da Anunciação do Senhor



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

“Estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de David; o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: « Salvé, ó cheia de graça; o Senhor é contigo.».
Ela, ao ouvir estas palavras, perturbou-se e discorria pensativa que saudação seria esta. O anjo disse-lhe: «Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; eis que conceberás no teu ventre e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Será grande e será chamado Filho do Altíssimo, o Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará sobre a casa de Jacob eternamente e o seu reino não terá fim». ”

No Evangelho de hoje ouvimos que um anjo foi ter com Maria e Lhe disse que iria ser Mãe de Jesus. O anjo anunciou-Lhe que o Seu filho seria o Rei de todas as nações, o nosso Salvador. E Maria confiou na palavra do anjo e não teve medo, Maria viu com os olhos do coração o amor que Jesus iria dar a todos, sem exceção.


Senhor, tal como Maria, Tua e nossa Mãe, ajuda-me a confiar e a dizer “sim”. “Sim” ao amor, “sim” à entrega, “sim” à felicidade.

Avé Maria…




terça-feira, 24 de março de 2020

Terça-feira, 24 de março

Santa Catarina da Suécia



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

Naquele tempo, por ocasião de uma festa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. Existe em Jerusalém, junto à porta das ovelhas, uma piscina, chamada, em hebraico, Betsatá, que tem cinco pórticos. Ali jazia um grande número de enfermos, cegos, coxos e paralíticos. Estava ali também um homem, enfermo havia trinta e oito anos. Ao vê-lo deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, Jesus perguntou-lhe: «Queres ser curado?» O enfermo respondeu-Lhe: «Senhor, não tenho ninguém que me introduza na piscina, quando a água é agitada; enquanto eu vou, outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda». No mesmo instante o homem ficou são, tomou a sua enxerga e começou a caminhar. 

Um novo milagre, uma nova cura, e de novo hoje sentimos o grande amor, o cuidado, que Jesus tem por cada um de nós.

Obrigado Jesus por seres tão meu amigo, por me cuidares e me dares todo o Teu amor.

Glória ao Pai…




segunda-feira, 23 de março de 2020

Segunda-feira, 23 de março

São Turíbio de Mongrovejo



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

Naquele tempo, Jesus saiu da Samaria e foi para a Galileia. Havia em Cafarnaum um funcionário real cujo filho se encontrava doente. Quando ouviu dizer que Jesus viera da Judeia para a Galileia, foi ter com Ele e pediu-Lhe que descesse a curar o seu filho, que estava a morrer. Jesus disse-lhe: «Se não virdes sinais e prodígios, não acreditareis». O funcionário insistiu: «Senhor, desce, antes que meu filho morra». Jesus respondeu-lhe: «Vai, que o teu filho vive». O homem acreditou nas palavras que Jesus lhe tinha dito e pôs-se a caminho. Já ele descia, quando os servos vieram ao seu encontro e lhe disseram que o filho vivia. Perguntou-lhes então a que horas tinha melhorado. Eles responderam-lhe: «Foi ontem à uma da tarde que a febre o deixou». Então o pai verificou que àquela hora Jesus lhe tinha dito: «O teu filho vive». E acreditou, ele e todos os de sua casa. 

Ouvimos hoje falar de um novo milagre praticado por Jesus: a cura de um doente, filho de um funcionário real, que, com humildade, pediu ajuda a Jesus.
O mesmo deve acontecer connosco, devemos ter humildade e assumir perante Jesus os nossos erros, as nossas dificuldades, os nossos anseios, pois certamente Ele estará do nosso lado para nos ajudar.

Jesus, aumenta a minha fé para que eu seja capaz de pedir e de aceitar a Tua ajuda sempre que precisar.

Glória ao Pai…




sexta-feira, 20 de março de 2020

Sexta-feira, 20 de março

São Nicetas



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu-lhe: «O primeiro é este: ‘Escuta, Israel: O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’. O segundo é este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não há nenhum mandamento maior que estes».

Ouvimos hoje, de novo, falar sobre a importância de cumprirmos os mandamentos da lei de Deus. Os mais importantes (e que são um resumo de todos os outros) relacionam-se com o amor: o amor a Deus e ao próximo… porque a lei de Deus é uma lei de amor e de cuidado com o outro.

Senhor, faz-me reconhecer que só Deus basta na minha vida. Faz-me ainda ter vontade contínua de ajudar quem precisa de mim.




Exame de Consciência

Senta-te confortavelmente, fecha os olhos, respira fundo e faz o teu Exame de Consciência.

- Perdoo a quem me faz mal? A quem me põe de parte… a quem não me ajuda quando preciso…

- Faço boas ações com o único intuito de ver os outros felizes?

- Sou grato pela existência do meu pai na minha vida? Mostro-lhe o quanto o amo?

- Procuro ajudar quem precisa de mim?


Glória ao Pai…



quinta-feira, 19 de março de 2020

Quinta-feira, 19 de março

São José, Dia do Pai



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

“Eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber em tua casa Maria, tua esposa, porque o que nela foi concebido é obra do Espírito Santo. Dará à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados».”

Hoje recordamos S. José, um homem santo e humilde que confiou plenamente na palavra de Deus.
Vamos pedir por todos os pais do mundo e pelas suas famílias para que encontrem em S. José um modelo de esperança e confiança no Pai.

Jesus, hoje quero agradecer-Te pelo meu pai e por todos os pais. Agradeço-te o seu carinho, o seu cuidado, o seu amor.


Glória ao Pai…



quarta-feira, 18 de março de 2020

Quarta-feira, 18 de março

São Cirilo de Jerusalém



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

“Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, mesmo dos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será considerado o mais pequeno no reino dos céus. Mas o que os guardar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.”

Jesus pede-nos hoje para cumprirmos os Seus mandamentos, pois pelos nossos bons exemplos é que estaremos verdadeiramente a ensinar os outros. São os bons gestos, as boas ações, que convencem e levam para o caminho do bem. Certamente que, se fizermos o bem, receberemos o bem.
“Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Jesus, faz com que eu cumpra sempre os Teus mandamentos levando sempre o Teu amor aos outros.


Glória ao Pai…



terça-feira, 17 de março de 2020

Terça-feira, 17 de março

São Patrício



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

“Aproximando-se de Jesus, Pedro disse: «Senhor, até quantas vezes poderá pecar meu irmão contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?» Jesus respondeu-lhe: «Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete».”

Hoje Jesus mostra-nos a importância de perdoar, pois só se perdoarmos é que conseguiremos estar em paz.
O perdão, antes de ser um encontro com o outro, é um espaço de reconciliação com os nossos medos e angústias.

Jesus, ajuda-me a compreender todos os que me provocam maus sentimentos, faz com que me saiba colocar no seu lugar percebendo que todos cometemos erros e todos merecemos uma nova oportunidade.


Glória ao Pai…



segunda-feira, 16 de março de 2020

Segunda-feira, 16 de março

São Julião


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

“Eu confio no Senhor, confio na Sua palavra,
Porque no Senhor está a misericórdia e a redenção.”

Jesus é o grande amigo em quem sempre podemos confiar e com quem sempre podemos contar.
Neste momento em que estamos mais preocupados e angustiados, vamos confiar e acreditar que Jesus está junto de nós para nos proteger.

Senhor, confio em Ti e acredito que estás sempre do meu lado. Obrigado por seres tão meu amigo.


Glória ao Pai…



sexta-feira, 13 de março de 2020

Sexta-feira, 13 de março

São Leandro

Semana Inaciana



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Ámen.

«Ao saltarem para terra, viram umas brasas preparadas com peixe em cima e pão. Jesus disse-lhes: «Trazei os peixes que apanhastes agora.»»


Jesus preparou uma pequena recompensa para os seus discípulos. Reparas em todas as recompensas que Deus te dá? Agradeces-lhe pela sua generosidade e amor para contigo?


Jesus, agradeço-te esta Semana Inaciana. Agradeço-te todo o amor que recebi, mesmo sem ter reparado. Ajuda-me a estar mais presente para ti e para os outros.

Tomai, Senhor, e recebei
toda a minha liberdade, a minha memória,
o meu entendimento e toda a minha vontade,
tudo o que tenho e possuo;
Vós mo destes; a Vós, Senhor, o restituo.
Tudo é vosso, disponde de tudo,
à vossa inteira vontade.
Dai-me o vosso amor e graça,
que esta me basta.
S. Inácio de Loyola






quinta-feira, 12 de março de 2020

Quinta-feira, 12 de março

São Maximiliano

Semana Inaciana



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Ámen.


«Jesus disse-lhes, então: «Rapazes, tendes alguma coisa para comer?» Eles responderam-lhe: «Não.» Disse-lhes Ele: «Lançai a rede para o lado direito do barco e haveis de encontrar.»»



Os discípulos acataram as orientações de Jesus e encontraram o que procuravam. Ouves aquilo que Deus te diz? Segues as indicações que Ele te dá?


Senhor, ajuda-me a saber aceitar e compreender as tuas orientações, para um dia poder encontrar aquilo que procuro e desejo.





quarta-feira, 11 de março de 2020

Quarta-feira, 11 de março

Santo Eulógio

Semana Inaciana



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

Missa de Santo Inácio de Loyola

(Não esquecer: Levar as fitas para a missa)




terça-feira, 10 de março de 2020

Terça-feira, 10 de março

São Macário

Semana Inaciana



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

«Ao romper do dia, Jesus apresentou-se na margem, mas os discípulos não sabiam que era ele.»


Os discípulos não conseguiram reconhecer Jesus. E eu? Sei reconhecer o rosto de Jesus quando Ele me olha? Consigo reconhecê-lo nos meus irmãos e irmãs, que precisam de mim?


Jesus, ajuda-me a estar mais atento aos teus sinais, a saber reconhecer o teu rosto e a tua voz quando me chamas a fazer o bem, quando precisas de mim.
Glória...

Hoje, toda a turma deverá escolher a cor do medo que mais vive. A seguir, deverão escrever uma frase que mostre esperança e a vontade que têm de ultrapassar esse medo e confiar. 







segunda-feira, 9 de março de 2020

Segunda-feira, 9 de março

Santa Francisca Romana

Semana Inaciana





Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

"Disse-lhes Simão Pedro «Vou pescar.» Eles responderam-lhe: «Nós também vamos contigo.» Saíram e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada."

No evangelho de hoje, conseguimos perceber que os discípulos continuam com as suas ocupações depois da morte de Jesus. Consigo ultrapassar os meus problemas e seguir em frente? Quando não consigo, peço a Deus para me ajudar?


Senhor, ajuda-me a seguir em frente e a saber ultrapassar os desafios do dia-a-dia.
Pai nosso...

Muitas vezes não conseguimos fazer o que Deus nos pede por várias razões:

Insegurança: "Não sou capaz, não consigo!"

Solidão: "Ninguém me percebe!"

Indisponibilidade: "Eu faço isso se também tiver tempo para brincar. Agora ainda não posso, só quando acabar isto que estou a fazer... Espera aí..."

Pressão do grupo: "O que é que os outros vão achar se eu fizer isto?"

Desconfiança: "A mim não me enganam... Isto não me cheira nada bem... Tem a certeza que é para fazer isso?"

Qual destes medos experimento mais? Qual destas frases poderia dizer mais vezes? 

(escolher uma pulseira dessa cor e pôr no pulso)

Sempre que olhar para a pulseira, lembrar-me que posso confiar porque Deus me ama e está sempre comigo. 



sexta-feira, 6 de março de 2020

Sexta-feira, 6 de março

São Marciano



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

“Se estiveres para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares ali que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e depois vem fazer a tua oferta.”

Jesus fala-nos da importância de nos reconciliarmos com os outros, de fazermos as pazes. E a reconciliação é isso mesmo, fazer a paz, dar a paz, aos outros e ao nosso coração.

Jesus, hoje peço-Te paz. Que eu seja caminho de e para a Tua paz.


Exame de Consciência

Senta-te confortavelmente, fecha os olhos, respira fundo e faz o teu Exame de Consciência.

- Estou atento aos que me rodeiam e às suas necessidades?

- Acolho o amor de Deus e transmito-o aos outros?

- Sou transmissor de paz? Dou paz aos que estão comigo?

- Assumo os meus erros, percebendo que fazem parte do meu crescimento?


Glória ao Pai…



quinta-feira, 5 de março de 2020

Quinta-feira, 5 de março

São Teófilo de Cesareia



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

“Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede, recebe, e quem busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-á. Portanto tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles.”

Hoje ouvimos a maior lei que podemos aprender: devemos fazer aos outros o que queremos que nos façam a nós. Pois, se fizermos o bem, também receberemos o bem. Se dermos amor, o amor voltará na nossa direção.

Jesus, ajuda-me a acolher o amor que o Pai nos dá transmitindo-o a todas as pessoas do Mundo.

Glória ao Pai…




quarta-feira, 4 de março de 2020

Quarta-feira, 4 de março

São Casimiro


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

“Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela Vossa bondade,
Pela Vossa grande misericórdia apagai os meus pecados.”

No salmo de hoje pedimos a Jesus que perdoe os nossos pecados, que tenha pena de nós e perdoe os nossos erros.
Que consigamos compreender que o erro faz parte da aprendizagem e a forma como lidamos com ele é que nos faz crescer.

Jesus, ajuda-me a perceber que devo fazer sempre o bem mas, quando errar, dá-me força para assumir os meus erros.


Glória ao Pai…



terça-feira, 3 de março de 2020

Terça-feira, 3 de março

Santa Catarina Drexel




Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

Orai assim: ‘Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’. Porque se perdoardes aos homens as suas faltas, também o vosso Pai celeste vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não vos perdoará as vossas faltas».


Ouvimos hoje a oração que Jesus nos ensinou para, tal como Ele, rezarmos ao Pai. Será importante lembrarmo-nos da importância desta oração e de que, quando a rezamos, devemos pensar nas palavras que estamos a dizer e no seu significado.
Nesta oração pedimos a Jesus que o Seu reino de amor passe a fazer parte da nossa vida e que a Sua vontade seja sempre feita, em todas as situações. E a Sua única vontade é que sejamos genuinamente felizes…

Peço-te, Senhor, que o Teu reino de amor faça parte da minha vida e que eu me deixe conduzir sempre pela Tua vontade para que possa ser verdadeiramente feliz.


Pai Nosso…



segunda-feira, 2 de março de 2020

Segunda-feira, 2 de março

Santa Inês de Praga



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...

 Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’. Então os justos Lhe dirão: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?’. E o Rei lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes.

Hoje Jesus fala-nos na importância de estarmos atentos a tudo o que nos rodeia. É importante não esquecer que, sempre que fizermos o bem a alguém, o estaremos a fazer a Jesus, pois Jesus está em, é, cada pessoa que nos rodeia.

Senhor, ajuda-me a não ser indiferente, ajuda-me a estar atento e a ser sempre uma pessoa que ajuda os outros.


Glória ao Pai…